terça-feira, 26 de abril de 2016

Pense Magro: Alimente-se devagar e conscientemente



Quando você come devagar, seu cérebro tem tempo para registrar que você está satisfeito. Existe um intervalo – de até 20 minutos – entre o momento que seu estômago fica pleno de comida e o reconhecimento disso pelo cérebro.

Quando você percebe e aprecia cada porção de comida, você se sente mais satisfeito depois de comer. Quanto mais devagar você come, mais tempo tem para que a mensagem “estou satisfeito” alcance seu cérebro e ele lhe dê o sinal para parar de comer.

Como Desacelerar

Dica: Descansar os talheres várias vezes durante a refeição e esperar de 10 a 30 segundos antes de pegá-los novamente.

Pratique as seguintes estratégias:
.Use algum objeto novo em seu ambiente de refeição.
Ao visualizar este objeto sobre a mesa, lembre-se: “Esse objeto significa que eu devo comer devagar”.
.Ajustar um cronômetro para soar de três em três minutos. Se o objeto novo no ambiente de refeições não for suficiente, talvez o cronômetro ajude. A cada vez em que ouvir o alarme, descanse os talheres e espere pelo menos 10 segundos.
Ao pegar os talheres novamente, lembre-se de comer devagar.
.Tomar goles de água depois de algumas porções. Mesmo que a água não tenha nenhum poder mágico para fazer emagrecer, beber entre as garfadas ajuda a comer mais devagar.
.Começar a refeição com um prato quente. Iniciar a refeição, por exemplo, com uma sopa quente (se estiver incluída na sua dieta), forçará você a comer devagar praticando essa habilidade.
.Prestar atenção nas mudanças de seu organismo. Procure sinais de que está começando a ficar satisfeito. Tornando-se consciente das sensações de seu corpo, você poderá se lembrar de diminuir o ritmo.
.Olhar para o relógio. Repare na hora em que começou e terminou a refeição. Anote em seu caderno de dieta ou em um lembrete autocolante para colocar geladeira quanto tempo levou a refeição. A cada refeição, tente comer devagar e prolongar um pouco mais seu tempo de duração.

Como perceber “o quê” você está comendo:

Distrair-se nas refeições é muito fácil, fato que pode reduzir o grau de satisfação que você está obtendo com a comida.
Aqui estão algumas dicas para lhe auxiliar a se concentrar.
.Faça refeições em uma atmosfera relaxada.
Quanto menos estresse você sentir, mais será capaz de prestar atenção no que está comendo. Faça o que puder para comer em um ambiente calmo e sem estímulo.
.Foque atentamente o alimento.
Sinta o gosto de cada porção, observe o sabor e a textura de tudo o que está comendo.
.Treine-se para comer com atenção apesar das distrações à sua volta.
O melhor é minimizar as distrações ao se alimentar, evitando atividades como ler, assistir televisão ou usar o computador.

_________________________________

Esta é uma das tarefas do Livro Pense Magro da Autora Judith Beck

3 comentários:

  1. Todo dia antes do almoço e janta estou tomando um copo grande de água, para tirar a ansiedade da fome, agora vou aderir a dica do objeto na mesa para lembrar mais anotação no caderno, gostei da dica.Eu costumo comer rápido e sempre repetir!

    ResponderExcluir
  2. eu como muito mais quando to "de folga"... se tenho muita coisa pra fazer.. esqueço de comer..rs.. bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  3. No trabalho eu sempre como meu almoço na frente do computador, acabo comendo muito rápido e me sentindo mal depois. =/
    Obrigada pelas dicas!
    Bjo

    ResponderExcluir