terça-feira, 8 de março de 2016

A ciência da mudança

Estou lendo um livro dos Vigilantes do Peso: Pais saudáveis Filhos Saudáveis.
Fiz o resumo de uma parte para deixar aqui no blog. Preciso de inspiração para fazer várias modificações no meu dia-a-dia e emagrecer.




Estágio 1- Pré Contemplação:
Começar a identificar e a analisar quais comportamentos são inadequados para atingir a mudança (emagrecer).
Ex: A mudança seria emagrecer e o comportamento inadequado seria tomar refrigerante durante às refeições.

Estágio 2- Contemplação:
Agora foram identificados todos os comportamentos inadequados para atingir a mudança (emagrecer) e dentre eles quais serão modificados.

Estágio 3- Preparação:
Identificação de maneiras específicas para efetuar as modificações.
Este estágio deve ter curta duração, no máximo 1 mês. Quando dura mais é sinal de que ainda está no estágio da contemplação.
Planejamento, estratégias...
Como e a partir de quando será modificado cada comportamento.
Exemplos:
Comportamento inadequado: Tomar refrigerante. Plano: Não comprar mais refrigerantes quando for às compras.
Comportamento inadequado: Sedentarismo. Plano: Procurar academia, ver preço, planejar o dia da matrícula e o dia de início

Estágio 4- Ação:
Agora é hora de por o plano em prática.
Mantenha o que foi planejado por alguns dias. Faça ajustes se preciso for.
A motivação é alta, o que aumenta as chances de sucesso.
As estratégias que não estiverem funcionando durarão pouco, um novo plano seria o ideal.

Estágio 5- Manutenção:
Agora a modificação do comportamento começou a fazer parte da rotina.

Pensei: Se a modificação não puder ser mantida e os antigos hábitos voltarem à tona será preciso traçar um novo plano ou voltar ao antigo e ajustá-lo.
Me conheço, sou perfeccionista, então gosto de passar para o estágio 4 (Ação) bem rápido para não desistir. Por isso talvez não consiga um cardápio tão adequado, ou uma atividade física tão eficaz. Por isso sei que mais mudanças vêm por aí! Preciso me habituar às que eu já fiz para depois implementar mais avanços.

Fonte: Livro Pais Saudáveis Filhos Saudáveis. Autora- Karen Miller-Kovach. Editora: Vigilantes do Peso. Rio de Janeiro, 2009

3 comentários:

  1. Olá Nani , gostei do post . Tb preciso de inspiração vou confessar que ando desanimada mas sem desistir . Feliz de da Mulher . ótimo dia beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post Nani, adoooooro listinhas. Sempre acho que podemos colocá-las na porta da geladeira pra nos lembrar todos os dias, ler, reler, ler mais uma vez e ir absorvendo.

    ResponderExcluir
  3. Amiga estou neste estagio, sabe que este post me deu ideia de um video....
    Preciso melhorar meus hábitos...

    ResponderExcluir