quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Aprenda a controlar o seu apetite em 5 Passos- Você Bonita

Veja esta matéria também: http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2015/03/confira-6-maneiras-faceis-de-controlar-o-apetite-e-resistir-tentacoes-durante-dieta.html

Programa Você Bonita com Dr. Roberto Navarro (Nutrólogo)

Centro da saciedade:
Demora 15 a 20 min para o estímulo da saciedade chegar ao cérebro
Servem como estímulo: dilatação do estômago e chegada da comida ao intestino (hormônio: colecistoquinina).
A fibra mantem a saciedade por mais tempo.
A proteína faz com que o intestino libere mensagem de saciedade por mais tempo (hormônio: colecistoquinina).

Centro da fome: estimulado pela queda de glicose no sangue

Cinco Passos para controlar o seu apetite

1. Comece com um bom café da manhã: Proteínas e Fibras. Triptofano (vai virar serotonina que vai ajudar na saciedade- queijo e ovo)
   Opções:
   a)Pão integral e ovo. Maçã ou pera com casca (fibra)
   b)Pão integral e queijo branco. Maçã ou pera com casca (fibra)

2. Evite intervalo longos entre as refeições:
   Para evitar níveis muito altos de fome e se descontrolar na próxima refeição.
   Quando comemos gastamos energia (seria 30% do gasto de uma pequena caminhada).
    Lanches intermediários: 1 porção de oleaginosas, banana com aveia, iogurte (com linhaça, chia ou aveia)
    Almoço e jantar: começar com a salada (demora mais para comer), arroz integral e feijão no almoço, carne magra no almoço e jantar.

3. Mastigue os alimentos devagar:
    Para digerir melhor os alimentos.
    Quem come mais devagar, come menos calorias.
    Ajuda a sentir o sabor
    Demora 15 a 20 min. para que o cérebro perceba a saciedade.

4. Evite descontar sua ansiedade nos alimentos
    Muito estresse, muito cortisol e menos serotonina. Aí, mais vontade de comer açúcar e gordura. Compulsão pela queda de serotonina por gordura e açúcar.
    Solução: Comer mais alimentos ricos em triptofano que vai virar serotonina.

5. Pratique atividade física regularmente
    Produz endorfina e melhora a ação da serotonina.

Outras dicas:
. Oleagiosas (castanhas) também têm triptofano.
. Boas gorduras também aumentam saciedade.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=hFfihg75rmY

6 comentários:

  1. "Evite descontar sua ansiedade nos alimentos" - eu era assim.

    Agora to aprendendo a me controlar.

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  2. Belas dicas também vi uma de mastigar varias vezes até engolir todo o alimento para então comer novamente.

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  3. amiga se sabe que to tentando muito nao descontar minha ansiedade na comida!
    ate acho bom depois da cirurgia nao aguentar mais comer tanto!
    porque se eu fico ansiosa ou com vontade de comer o mundo! 1 pedacinho ja e o mundo!
    adorei as dicas viu! post muito educativo!
    beijos

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  4. Eu hoje estou sempre com fome, apetece-me chocolate negro e fico assim o dia todo sempre cheia de fome e apetece comer o mundo, não sou muito assim mas quando me dá vontade, ui meu deus mas não comi nada a mais do que devia, mas...continuo com ontade de comer chocolate mas não, não vou comer kkkkkkk
    adorei as suas dicas eheheheh hoje mais do eu nunca terei de por em prática as suas dicas senão cairei na desgraça.

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  5. Adorei as dicas. Muito boas. É pra incorporar no dia-a-dia

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  6. Lindaa!
    Amei ler isso...
    Hoje estou querendo comer as paredes (kkkkkkkkkkk), comi uma banana e tomei um copo de agua e to aqui pensando no chocolate que compei para dar de presente (vontade de comer e comprar outro depois...hahahahahahah). Não vou fazer isso (espero!!).
    Bjo

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