quarta-feira, 11 de maio de 2016

Pense Magro: Volte aos trilhos





Como lidar com esse tipo de pensamento?
“Não posso acreditar que me dei permissão para comer isto! Eu realmente estraguei tudo. Então, agora, vou comer o que quiser durante o dia inteiro e retomar a dieta amanhã”.

Não há razão para esperar. Será que você estragou tudo, de verdade? Claro que não!
Vamos supor que você tenha comido um alimento contendo 500 calorias. 
Para engordar 450g, você teria que comer aproximadamente 3500 calorias extras - sete vezes mais do que você comeu; 500 a mais não irá afetar substancialmente o seu peso.
Então, você comeu 500 calorias extras - bem, e daí?
Faz mais sentido parar agora ou continuar comendo?
Não há motivo para continuar comendo 100, 200, 300 ou até mesmo 3000 calorias extras.
Viu o que acontece quando você tenta se enganar?
É claro que é melhor parar de comer assim que possível.

É destrutivo comer alimentos não planejados pelo resto do dia, apenas porque você comeu algo que não estava na sua programação alimentar.

Volte para a dieta agora
Se você se sentir tentado a continuar comendo o que não deve, faça o seguinte:
Reconheça que cometeu esse deslize. Diga para si mesmo:
“Tudo bem, eu não deveria ter comido aquilo. Cometi um erro. Mas, com certeza, não vai ser este erro que vai me fazer engordar nesta semana”.

Comprometa-se novamente com a dieta.
Crie um limite simbólico. Não se permita esperar até amanhã para voltar à dieta. Em vez disso, diga: 
“Aqui está o meu limite, bem aqui onde eu vou parar de comer alimentos que não planejei. Sinalize esse limite com ações como escovar os dentes, lixar as unhas, dar um passeio, telefonar para um amigo ou para o técnico de dieta, ou se engajar em alguma atividade não relacionada à comida”.

Elogie-se por ter parado de comer - seja qual for o momento quando isso ocorreu. Se você desejava continuar comendo e não o fez, merece elogios! É importante não se sentir desmoralizado, precisa se dar um desconto por ser um ser humano e ter cometido erro.
Fique atento a sentimentos de fracasso e desamparo. Ao cometer um deslize é possível que se sinta fracassado e acredite que simplesmente não é capaz de fazer dieta.


É essencial ter em mente que lapsos são inevitáveis; é normal desviar-se da dieta de vez em quando. Ninguém é perfeito.

Continue a comer normalmente. Algumas pessoas pensam: “Agora que comi algo que não podia, tenho que compensar; não comerei mais nada pelo resto do dia”. Ao pensar assim, você pode se sentir infeliz, ressentido ou ansioso com a expectativa de que terá muita fome mais tarde. E então, pode acabar decidindo comer tudo o que quiser. Você precisa colocar esse erro em perspectiva. Não é um problema tão grande. Vá em frente e continue seguindo o planejamento pelo resto do dia.

Aprenda com tudo isso. Avalie seu erro com o técnico de dieta. Use esta experiência como uma oportunidade para aprender a evitar ocorrências semelhantes no futuro.

O que é uma compulsão?
Compulsão é uma forma extrema de comer exageradamente. Quando as pessoas são compulsivas, elas sentem um impulso desesperado para continuar comendo. Elas bloqueiam a voz da razão e se sentem fora do controle, algumas vezes como se estivessem quase em transe. Elas comem uma quantidade exageradamente grande de alimento – quase sempre rapidamente – e ficam desconfortavelmente satisfeitas. Muitas pessoas têm conseguido controlar a compulsão usando as técnicas deste livro. Se você está seguindo este programa fielmente, mas ainda tem episódios frequentes de compulsão, talvez precise consultar um profissional da área da saúde mental.
Para se preparar para as ocasiões em que você come o que não é esperado, crie, agora mesmo, um Cartão de Enfrentamento sobre Voltar para os Trilhos.

Leia, pelo menos uma vez por dia, e também nos momentos em que precisar. Inspire-se no modelo abaixo:

_________________________________________

Cartão de Enfrentamento
Volte aos trilhos
“Se eu comer o que não devo, ainda assim não terei estragado tudo.
Isso não é o fim do mundo.
Eu posso retomar meu planejamento alimentar neste minuto.
Só porque cometi um erro, não significa que tenho que continuar comendo.
Isso não faz sentido.
É milhões de vezes melhor parar agora do que me dar permissão para comer mais”.
_________________________________________

Um comentário: