sexta-feira, 6 de maio de 2016

Pense Magro: Monitore a sua alimentação



. Siga sua programação alimentar. Coma somente os alimentos programados ontem à noite. Coma tudo o que estiver planejado a não ser que se sinta satisfeito antes de terminar e não pule refeições.
. Monitore sua alimentação imediatamente após terminar cada refeição e lanche, avaliando se comeu o que havia planejado.
. Elogie-se cada vez que permanecer fiel ao planejamento. Diga para si mesmo: “Isso foi muito bom! Comi o que estava planejado e agora estou conferindo”.
. Responda a seus pensamentos sabotadores, caso tenha consumido qualquer alimento não-planejado. Se estiver pensando: “Por que fui comer isto? Eu, na verdade, nem estava querendo. Sou um idiota”. Responda de maneira funcional, como: “Está bem, comi alimentos que não foram planejados. Não é o fim do mundo. Posso voltar à dieta nesse minuto e é muito bom que eu tenha escrito isso”.
. No final do dia, dê uma olhada nas anotações feitas em sua programação alimentar. Elogie-se por tudo o que fez bem feito.
. Você comeu qualquer alimento não planejado? Se a resposta for sim, procure o modelo de solução de problemas e pense no que você precisa fazer, no futuro, para eliminar este tipo de alimentação. Por exemplo, se você tem muita fome entre as refeições, talvez seja necessário planejar refeições.


A importância de fazer as anotações
. Ajuda você a permanecer responsável pelo que realmente come.
. Conferir o que você comeu e escrever o que não havia planejado comer faz com que você se torne consciente do que está fazendo.
. Ajuda a fortalecer sua motivação. Gera oportunidades para que você se elogie, principalmente quando diz para si mesmo, conscientemente, que foi muito bom seguir seu planejamento alimentar.
. Ajuda a construir sua autoconfiança. Quando você foca em como está se saindo bem no cumprimento do seu planejamento alimentar, começa a perceber que consegue fazer dieta, que é capaz de fazer o que é preciso para emagrecer.
. Ajuda a reconhecer e resolver problemas. Ao dedicar algum tempo, todas as noites, para verificar se desviou de seu plano alimentar - e porque o fez - você tem a oportunidade de pensar em como corrigir esse problema no futuro. Em vez de se considerar um fracasso por ter comido exageradamente ou consumido alimentos não planejados, você pode ver esses comportamentos como problemas possíveis de serem solucionados e não como fracassos pessoais.


Como monitorar por escrito o que você come
Tenha sempre com você o planejamento que foi escrito na noite anterior.
Depois que terminar a refeição, o quanto antes, faça estes três tipos de anotações:
1. Assinale o que você comeu e que estava no seu planejamento.
2. Risque qualquer coisa que tenha planejado comer e que não tenha comido.
3. Circule qualquer alimento que tenha comido demais, e anote e circule qualquer alimento que comeu sem planejar
Certifique-se de fazer estas anotações imediatamente depois da refeição.
A espera pode diminuir a sua percepção, aumentar a probabilidade de alimentação sem planejamento e provocar o esquecimento dos alimentos consumidos - isso tudo aumenta o risco de engordar.

Esta é uma das tarefas do livro Pense Magro da Autora Judith Beck

_________________________________________________

Mãe... Um amor para a vida toda!

2 comentários:

  1. Oi Nani, estou amando essas dicas, minha intenção é postar pelo menos uma refeição ao dia para o meu controle, anotando e planejando o cardápio do dia, muito bom para eliminar aqueles pensamentos sabotadores que estragam tudo rss.

    ResponderExcluir
  2. Depois que passei a anotar e avaliar minha alimentação melhorei muito e diminui as jacadas.

    ResponderExcluir