terça-feira, 14 de junho de 2016

Diga não aos sabotadores da sua dieta


Reunião familiar ou com amigos

Se você é do tipo que não gosta de fazer desfeita com a dona da casa, provavelmente costuma sair desses encontros com peso na consciência. Afinal, quem é que nunca cedeu ao pedido da avó para comer mais um pedaço da carne assada? Ou então provou da sobremesa apenas para ver a amiga feliz? Para ajudar, nessas reuniões sempre tem um engraçadinho que acha que você está magra demais e que um pedaço a mais não vai fazer mal.

Solução
Quando a insistência partir dos familiares, diga que está satisfeita e feliz por estar emagrecendo. "Procure acalmar os mais preocupados, evitando passar da conta só para agradá-los", sugere a endocrinologista Claudia Leite. Se o problema for driblar a gula diante de tantas tentações, a nutricionista Daniela Silveira recomenda que você eleja o prato que vai comer e evite os demais. "Se a grande atração for massa, evite a sobremesa. Fazendo essas negociações você não corre o risco de passar da conta. Outra dica é comer um pouquinho de tudo, permitindo-se porções generosas de saladas e frutas menos calóricas", completa.

Festa

Algumas pessoas se arrepiam só de ouvir essa palavra. Também, são coxinhas, minipizzas, quibes, risoles, bolinhas de queijo, empadinhas, brigadeiros, beijinhos e cajuzinhos circulando a vontade. Sem contar as bebidas e suas 9 calorias por mililitro de álcool - só para você ter uma ideia, uma taça de champanhe tem 80 calorias, de vinho tinto, 129, e uma lata de cerveja, 147! "Proponha-se a tomar um copo de água para cada um de bebida alcoólica e prefira sempre as fermentadas às destiladas, que são menos calóricas", diz a nutricionista Daniela Silveira.

Solução
Nem pense em sair de casa com fome para 'jantar por lá'. "Você estará predisposta a comer sem limites e ainda usará a barriga vazia como desculpa para comer 'só mais um'. O ideal é fazer uma refeição leve antes e estabelecer um limite de salgadinhos e docinhos que você pode comer na festa", sugere a psicóloga. Outra dica é não pensar no cardápio, mas, sim, no quanto você vai se divertir, conversar e dançar para queimar calorias.

Férias

Este é um dos principais sabotadores de dieta. Motivos? Porque é praticamente impossível resistir aos cafés da manhã nos hotéis e aos jantares nos restaurantes de comida típica. Porque neste período é comum dar férias à academia e relaxar com a dieta. "O problema é que a pessoa só percebe que engordou quando retoma suas atividades. Daí, ela fica triste e desmotivada, pois recuperou em 30 dias o que levou vários meses para emagrecer", constata a endocrinologista Claudia Leite, diretora da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade (Abeso).

Solução
A melhor estratégia é planejar com antecedência o que vai comer no hotel ou no restaurante. Estabeleça que um dia você vai tomar café com leite, comer um pão com queijo e uma fruta. No outro, trocará o pão por uma fatia de bolo, e por aí vai... "Assim, você terá experimentado de tudo um pouco sem que isso pese na balança", diz Vivian Behar. Faça o mesmo em todas as refeições e aproveite o tempo livre para caminhar bastante.

Estresse

São dois os motivos que fazem com que ele favoreça o ganho de peso:
. primeiro, aumenta a ansiedade e a irritação - o que para muita gente significa 'descontar na comida' -
. e, segundo, por causa da liberação excessiva de algumas substâncias no organismo. "O cortisol, por exemplo, que não é metabolizado, contribui para o armazenamento da gordura e a retenção de líquido", diz a psicóloga Vivian Behar, do Centro Médico de Saúde Mental, em São Paulo.

Solução
Antes de mais nada identifique as causas do estresse e tente evitá-las. Outra sugestão é fazer alguma atividade física quando pintar aquela vontade louca de atacar a geladeira. "O exercício aumenta a produção de hormônios que estabilizam a ansiedade, trazendo o bom senso na hora da refeição", completa Vivian.

De olho na dieta

Desde que a gente nasce, comida é associada àquilo que acalma, dá conforto e prazer. "Sob esse ponto de vista não existe nada mais engordativo do que passar dias comendo frango grelhado com salada de alface e tomate", ressalta a psicóloga Vivian Behar. "Esse prato não enche o olho, a boca e muito menos a barriga e fatalmente a pessoa vai querer comer alguma coisa para compensar". Então, escolha com muito carinho os alimentos da sua dieta e se permita alguns prazeres razoáveis de vez em quando, justamente para não acionar o mecanismo de compensação, que não deixa de ser uma auto-sabotagem.

Happy hour

Nessa ocasião não é preciso fazer muito esforço para extrapolar nas calorias. Afinal, você está cansada, com fome, cercada de amigos e o papo rola solto. "Se já não bastasse isso, os petiscos são servidos aos poucos, fazendo com que a gente perca a noção do que foi consumido. Como as porções também são pequenas, as chances de chegar em casa com fome e devorar o jantar aumentam", alerta a nutricionista Daniela Silveira, de São Paulo.

Solução
A especialista recomenda que você separe previamente num prato a quantidade de petiscos que vai comer durante a noite. Aproveite para fugir das frituras e dos queijos amarelos e dê preferência aos alimentos grelhados ou assados. Em casa, sirva-se apenas de um copo de leite, um prato de sopa ou uma fruta.


Namorado

Se ele é gordinho e não faz planos para emagrecer, dificilmente vai incentivá-la a enxugar os excessos. Por outro lado, se ele for magro, não verá mal algum em jantar em uma cantina italiana no sábado e numa pizzaria no domingo...

Solução
O segredo para manter a forma - e o namorado - é não tentar acompanhá-lo. "Como os homens têm mais massa muscular, queimam muito mais calorias do que as mulheres. Além disso, nós temos uma tendência maior em acumular gordura", avisa a nutricionista. Segundo ela, um prato de macarronada, por exemplo, não engorda. O problema são os molhos cremosos e o queijo ralado. "Dê preferência à versão ao sugo ou à bolonhesa. Se tiver recheio, opte pelo de ricota, que é mais magrinho", diz Daniela. Se você faz questão de acompanhar o seu namorado, peça para o garçom que traga uma porção menor.

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/edicoes/216/artigo36832-2.asp

2 comentários:

  1. Muito boas as dicas estou passando por esses é dificil negar as tentações né amiga, mas vamos tentando.

    ResponderExcluir